A voz do Pároco › 30/05/2021

[A voz do Pároco] Trindade, verdadeira Comunidade

Querido povo de Deus, esse domingo é chamado o domingo da Santíssima Trindade, a Igreja nos convida a

vivenciarmos esse mistério de amor em três pessoas, em um Deus. Esse mistério nos revela que Deus vive e é

comunidade, não compreendemos como é um Deus em três pessoas ou três pessoas em um Deus, por isso, em todas as missa o Padre diz : “Eis o mistério da Fé”.

Encontramos uma pequena história de Santo Agostinho a respeito da Santíssima Trindade , o mesmo queria compreender o que era este Mistério.

Certo dia ele estava a beira mar de Cartago e presenciou uma cena de uma criança, que corria do mar até um buraquinho, colocava água no buraco e voltada correndo buscar mais, ficou curioso e perguntou:
– Menino o que estais a fazer?

E o menino diz:

– Você está vendo essa imensidão de água? Vou colocar nesse buraquinho.

Ele olhou para a criança e disse:

– Isso é impossível !

A criança olha para ele e replica :

– Se é impossível colocar toda essa água no buraquinho, também é impossível o homem entender a história da Santíssima Trindade.

Nessa pequena experiência Santo Agostinho entendeu que, quanto mais tenta-se entender a Santíssima Trindade, ainda sim não é possível compreende-la, porquê é um Mistério. Podemos nos questionar, por que ter um domingo que relembre a Santíssima Trindade.

A Igreja nos convida a festejar esse Deus, Uno- Trino para lembrar que “Ele mora dentro de nós” ,ou, como diz aquela canção, “… Ele está no céu, está no mar, na extensão do infinito…”
Depois do céu a Santíssima Trindade passou a ocupar o primeiro lugar em nossas vidas e ações, não se concebe um Cristão que não iniciou ou termine o seu dia sem fazer o Sinal da Cruz, sem se colocar diante da Santíssima Trindade, e o outro sentido deste Domingo é também nos dizer que é inconcebível um cristão viver sua fé individual, porque a fé cristã está baseada na comunidade, assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem e convivem. Temos outro significado para este domingo também, o significado do amor recíproco; da comunhão; de que um faz todos fazem; o agir em conjunto.

Agora nós temos que nos questionar:
A nossa fé é comunitária?

Sabemos partilhar a nossa fé na comunidade que convivemos, ou , deixamos entrar no nosso coração aquela frase, que nesse período de pandemia é tanto falado: “Fique em casa”.
Uma frase boa, mas por trás, uma frase que se fecha em si mesmo, e não permite compartilhar a fé na comunidade, não tem como viver a fé isolado, longe da comunidade, sim, precisamos nos cuidar, nos proteger, nesse período de pandemia, mas a fé cristã não é uma fé isolada, é uma fé trinitária, comunitária. Não sou católico pra mim mesmo, sou católico com o próximo , a fé que é isolada é uma fé que ainda não entrou no mistério Trinitário.
Que a nossa comunidade possa cada vez mais ser a manifestação da Santíssima Trindade como sinal comunitário, com a busca em viver em comunidade e como sinal de fé, onde todos tem seu lugar.

Nesse final de mês Mariano, a Santíssima Virgem Maria, Sacrário da Santíssima Trindade possa nos proteger e nos ensinar a viver em comunidade. Amém.