A voz do Pároco › 30/01/2021

Queres ter autoridade? AME! >> A voz do Pároco (31/01/2021)

Este último dia do mês de janeiro estamos vivenciando o quarto Domingo do Tempo Comum, no qual vivenciamos o Evangelho de Marcos 1, 21-28. Onde relata Jesus na sinagoga ensinando e restaurando a vida do homem à partir do seu ensinamento. O ensinamento do nosso Senhor Jesus Cristo não é um ensinamento meramente moralista ou acusatório, contudo, um ensinamento libertador para demonstrar o poder amoroso do Pai que liberta o homem das forças do mal.
Marcos nos fala que todos estavam admirados com o ensinamento de Jesus, tal admiração se dava porque ele ensinava com autoridade, não pelo saber e sim porque Ele era a autoridade.
Muitas vezes os nossos ensinamentos, como : catequese, conselhos, homilias, partilha, não tem o impacto desejado e nem liberta o homem, uma vez que partimos, meramente da autoridade científica e não de uma íntima relação com aquele que é autoridade em pessoa.
O mesmo que inicia o ensinamento meramente pela autoridade científica pode até mudar o homem no seu nível antropológico, porém, de forma alguma o transformará na dimensão da fé. Pois , para este fim , antes de ter a autoridade científica, necessita possuir a autoridade da intimidade transcendental.
O autor que escutamos hoje nos narra que entre aqueles que estavam no ensinamento de Jesus na sinagoga , existia um possuído pelo espirito do mal.
Me questiono ou até mesmo uso como exemplo para afirmar o que falei antes, se este homem possuído pelo mal estava naquela sinagoga e já frequentava.
Por que não foi liberto antes?
Por que aqueles que lá ensinavam partiam o seu ensinamento não pelo amor misericordioso de Deus e sim pelos seus títulos, graduações, patentes, coisas que não muda nem a si e nem o próximo.
Não estou aqui para dizer que isto está errado, necessitamos sim de títulos científicos, contudo, antes necessitamos sermos homens cheios do amor de Deus. O homem se liberta mais amor do que meramente pela doutrina.
O espírito mau que saiu deste homem recolheu quem era Jesus e afirmaram que ele pela sua autoridade os destruiria. Logo, o mais bonito não é o que os demônios falam de Jesus e sim o que nos ensina o Papa Francisco: “Com o demônio nós não falamos, mandamos silenciar”.
E como podemos silenciá-los?
Colocando amor em tudo aquilo que ensinamos, pois, onde há amor, demônio nenhum permanece. O amor é o maior exorcismo antes de qualquer oração de libertação. Como dizia São João da Cruz: “O amor é a resposta de tudo e seremos julgados pelo amor “.

Caríssimos! Levemos para nossa vida que antes da doutrina, antes de qualquer discurso para transformar o homem necessitamos ser, no bom sentido da palavra, possuídos pelo amor. Então, somente assim o mundo se converterá e se libertará.

O amor ensinado pelo amor transforma o homem e silencia qualquer espírito mau, queres ter autoridade? Ame primeiro.