A voz do Pároco › 17/07/2021

[A voz do Pároco] DESCANSO, OVELHA E PASTOR

Recebemos um convite do nosso Senhor Jesus Cristo, para irmos com Ele ao deserto para descansar um pouco.
A vida humana necessita de um tempo para descansar, este deve ser longe de tudo aquilo que não nos deixa desligar do mundo.
Ir ao deserto é não ter nada, “somente à si e a própria natureza”.

Será que estamos descansando mesmo?
Será que estamos acolhendo este convite de descansar um pouco, diante deste mundo agitado?

Meu irmão e minha irmã, possamos acolher este convite do nosso Senhor, de fato “descansar” .

Mas, você pode me perguntar, descansar onde?
Pois, aqui não temos deserto, contudo, você pode fazer seu próprio
deserto, como por exemplo: desligar celular, notebook , ou a televisão, enfim , desconectar, trazendo o silêncio, a paz interior, que este nos remetente ao próprio deserto, e, são tantas outras opções que podemos fazer para que tenhamos este tempo com nós mesmos.
Por isso, o próprio filho de Deus nos convida ao descanso.
Quem não para, não nota a vida passar. Quem não para, não consegue refletir o que está acontecendo na própria vida, quem não para, não consegue forças para enfrentar a cada dia de jornada.
Os discípulos acolheram ao convite do nosso Senhor, mas ao chegarem no lugar do descanso, encontraram uma multidão de pessoas, pareciam ovelhas sem pastor.
O tema da ovelha e do pastor, perpassa pela liturgia deste domingo.
A ovelha necessita do pastor para descansar, alimenta-la e para lhe amparar.
Por muitas vezes, me lembro de chegar em casa cansado, colocava a cabeça no colo de minha mãe e recebia um cafuné, ali eu descansava até dormir.
Muitas vezes o nosso descanso está no colo do próximo, está na atenção, no sorriso, no estender a mão, este descanso muitas vezes não está longe, pode ser alguém que nos acolha, nos ame e nos ampare.
Por isso, que Marcos vai dizer que Jesus quando viu a multidão teve compaixão, porquê eram ovelhas sem pastor, isto é, sem cuidado, sem amparo, sem colo. Hoje continuamos com a mesma situação, muitas ovelhas vivem sem pastor, ovelhas que precisam de um amparo, de um socorro. Possamos nós, sentir o que Jesus sentiu, ter compaixão por aqueles que vem pedir socorro em nossas portas, na nossa estrada da vida.
O Pastor é aquele que vive para a ovelha, que ampara, consola e alimenta.

• Como está nossa vida de Pastor?
  • Estamos sendo um lugar de descanso para nossas ovelhas?
  • Será que nossas ovelhas estão descansando a sombra do nosso pastoreio?

Se nossas ovelhas não estão descansando a sombra do pastoreio é sinal que estamos falhando como Pastores.
Conforme o Coração de Jesus, as ovelhas quando encontram pastores também encontram um acolhimento, lugar para descansar, um lugar de misericórdia.
Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, peçamos ao Bom Pastor, que ele nos torne cada vez mais um oásis na vida de muitas pessoas, principalmente naquelas que vivem sem rumo, sem orientação para descobrir o caminho da vida.
Que a Paróquia São José Operário, cada vez mais se torne no lugar onde as almas chegam para descansar sobre a sombra do verdadeiro Pastor que é Cristo Jesus e todos vocês possam encontram em mim, palavras de consolo, orientação e amor.
Eu como Pastor desta comunidade também posso encontrar descanso e acolhimento em cada ovelha que vêm a este campo para descansar. Amém.