A voz do Pároco › 27/06/2021

[A voz do Pároco] A ousadia da Fé

Depois de Jesus atravessar para outro lado da margem, Ele ficou na praia com uma grande multidão.
Nisso, chega um chefe da sinagoga chamado Jairo e faz um pedido a Jesus, ele pede que Jesus fosse até sua casa e pusesse sua mão sobre sua filha , para que ela sarasse e vivesse. Jesus o acompanha.

Quantas vezes nós também temos que ter esta atitude de Jairo, de ir até Jesus, nos ajoelhamos aos seus pés para rezar por quem mais amamos, para pedir que coloque sua mão salvadora e libertadora sobre nós ou por quem mais necessita!

Para Jairo fazer isto, provavelmente chegou até ele, que os milagres que Jesus realizavam eram coisas de Deus.
Pois, como um chefe da sinagoga, responsável pela religião judaica, teria esta atitude?!

Alguns podem afirmar que foi desespero, mas o que realmente aconteceu foi um ato de fé, de ousadia.
E nós como precisamos ser usados na fé e ir a Jesus e pedir pelos nossos?

Quando Jesus se coloca a caminho para casa de Jairo, ocorre uma segunda cena: uma mulher que há 12 anos estava com hemorragia, já tinha ido em todos os médicos, ela também tem a ousadia de tocar em Jesus e assim ela pensava: “se eu ao menos tocar na roupa dele ficarei curada!”
No momento em que ela fez isso, imediatamente a hemorragia sessou e ela foi curada.
Foi tão magnífico que o próprio Jesus percebeu, que dele saiu uma força, e quis saber quem tinha nele tocado, disseram a Ele que foi a multidão, porém, Ele sabia que alguém o tocou, e foi com muita fé.
Neste segundo fato temos 4 pontos:
Primeiro, procurar a fé fora de Deus;
Segundo ir ao verdadeiro médico que é Jesus; Terceiro, tocar N’ele;
Quarto, ser tocado por Ele.

Muitas vezes nós somos como esta “mulher”, procuramos a cura nos médicos desta terra. Onde se fala de cura, “a gente” vai atrás.
Quantos já passaram de religião em religião para alcançar a cura.
Meu irmão deixa de ser “anta”, vem até Jesus, o médico dos médicos, mesmo com medo, toca N’ele com fé, que sentira uma força transformadora. Jesus é o médico e o remédio das nossas hemorragias.
Quantas vezes procuramos a cura fora da cura?
Esta mulher tocou em Jesus, ela teve a ousadia, possuía uma fé expectante, isto é, vou curar e serei curada, ela não tocou por tocar, tocou com fé.
Quantos naquela multidão tocaram em Jesus?

Muitos, porém, tocaram por tocar, por isso que Jesus sentiu uma força sair D’ele, pois, a mulher o tocou com humildade e fé. Quando nós o tocamos assim, Ele nos toca também, e é por isso que o próprio Jesus queria saber quem o havia tocado, para que pudesse tocar-lhe por dentro, e assim ela foi curada.Agora é o externo que vai receber a cura, quando Jesus a olha e fala: “ Fique curada!
No meio desta situação chegaram mensageiros da casa de Jairo e disseram: “não incomoda mais Jesus, a menina já morreu.” Jesus ouve isto, e olha para Jairo e diz: “não tenhas medo, basta ter fé!”, muitas vezes o nosso pedido também sai do controle, a morte da filha de Jairo é sinônimo de sair do controle humano, não tinha mais nada que fazer , por isso as pessoas falaram para parar de incomodar o mestre, pois, estavam olhando Jesus como homem e não como o Senhor da vida.
Jesus chega à casa de Jairo, nesta casa estava uma confusão de choro, gritaria e desespero, Jesus se interessa em saber a causa da confusão e choro, e afirma que a criança não estava morta e sim dormindo, todos riram de Jesus.
Para as pessoas é mais fácil acolher a derrota, desespero do que alimentar a esperança.
Por isso eles caçoavam de Jesus.
Jesus pede para todos saírem e ficar somente os pais e os três discípulos que ele levou, esta pequena igreja doméstica entra no quarto onde estava a criança, Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talita cumi! Menina levanta-te!”, assim a filha de Jairo volta a vida , ela também tinha 12 anos.

Onde Jesus coloca a mão tudo se levanta, volta a vida, a realidade de felicidade.

Mas por que, 12 na primeira história da mulher e da menina ?

O número 12, significa as 12 tribos de Israel, que estava com hemorragia, que levaria a morte, mas ali no meio estava aquele que poderia e pode curar, e dar a vida à todo o povo de Israel, que possamos nós não ter medo das hemorragias ou das mortes que o mundo nos anuncia. Basta nós termos fé, porquê onde tem fé, qualquer hemorragia se estanca imediatamente e qualquer morte volta a vida, isto é, a fé cristã, é a fé da vida, fé do céu. Nos tornamos este Jairo, ou, esta mulher, ambos que foram ousados na fé para ver milagres acontecer.
Amém.