A voz do Pároco › 11/10/2020

Nesta mesa tem lugar para todos >> Palavra do Pároco (11/10/2020)

Iniciamos a segunda semana missionária com a parábola onde o pai preparou para seu Filho o casamento, que não é uma festa qualquer, é a festa da Páscoa, do perdão, da misericórdia, do amor incondicional do Filho… Para esta festa muitos foram convidados, os que foram convidados não aceitaram o convite, convite este que se estende a todos aqueles que estão na encruzilhada da vida. Ser missionário é ser este mensageiro que leva o convite de casamento para aqueles que são convidados.
A festa de casamento está pronta! Qual será a nossa resposta para este pai que preparou a festa de casamento do seu filho? Possamos nós acolher o convite, irmos à festa com a roupa digna de festa. Na parábola encontramos alguém que não tinha roupa digna para festa e foi retirado da mesma. Porque foi retirado da festa? Porque o Senhor não quer apenas a resposta do convite, ele quer toda a nossa vida para assumir a missão do casamento.
Toda a liturgia deste domingo tem seu pano de fundo a ‘’festa”, a primeira leitura em Isaías- 25 nos fala que o Senhor irá preparar o banquete de ricas iguarias. O Salmo (22-23) também irá nos falar que o Senhor irá preparar à nossa frente uma mesa; e a segunda leitura de Filipenses 4 nos fala que Deus proverá todas as coisas diante das nossas necessidades.
Como já falamos, possamos acolher o convite da festa, mas também nos tornemos missionários para irmos nas encruzilhadas deste mundo e trazer mais e mais pessoas para este banquete que não faz distinção de raça, língua, cor ou sexo para sermos uma só família. Criados para glória de seu nome, reunidos pelo sangue da sua cruz e marcados pelo selo de seu Espirito, assim seremos missionários para os doentes e pobres, perseguidos e marginalizados, porque esta mesa tem lugar para todos.