A voz do Pároco › 23/05/2021

[Voz do Pároco] Feliz Pentecostes

Com esta festa a Igreja foi manifestada à todos os povos em todas as línguas, raças e culturas.
Antes de falar melhor sobre isto, vamos saber o que é Pentecostes?

É uma festa agrícola que ocorre 50 dias após Páscoa, uma festa judaica aonde os agricultores eram convidados a ofertar os primeiros frutos dos seus trabalhos, suas primícias.
É dentro da festa das primícias que se realiza a profecia de Joel 3, 1-5, onde diz que o Espírito Santo será derramado sobre toda a casa de Israel, sobre jovens e anciões, livres e escravos.
Esta profecia, como já afirmei, se realiza em plena festa de Pentecostes, 50 dias depois da Paixão, morte e Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.
Se estamos lembrados, a primeira leitura da missa do domingo passado, Jesus disse isto aos apóstolos, em Atos 1,5-9; ele diz que os apóstolos não se afastem de Jerusalém, porque, dali uns dias irão receber o poder do Espírito Santo, para serem suas testemunhas, este é o contexto do dia de hoje.
No antigo testamento eram os homens que ofertavam as primícias a Deus, agora é ao contrário, é Deus que oferta as primícias aos homens do lugar, dos homens dá a Deus seus dons, é ele que nos oferece seus dons.
Entre a Cruz e a Festa de Pentecostes, a Igreja já existia, porém, de portas fechadas.
Mas, depois que o Espírito Santo foi derramado às 9 horas da manhã, daquele dia em diante nunca mais as portas da Igreja se fecharam.

A nossa Igreja está sempre com portas abertas, o Espírito Santo tirou os “pedágios” que a humanidade colocou. Agora o próprio Deus diz que podemos ficar cheio do Espírito Santo; onde todos podem ouvir sua palavra, por isso, somos a Igreja Católica, ou seja, Universal. Esta Igreja já existia, a organização já existia, mas Ela precisava do mover do Espírito, para se tornar a Igreja.
A nossa igreja é Hierárquica e Carismática. Não há separação, porque, a Igreja de Cristo Jesus não se divide, é uma só, não tem com dizer que sou católico, mas não sou aberto ao Espírito Santo, pois, não há católico sem Espírito Santo.

Tudo isto, é maravilhoso em lembrar a manifestação da Igreja ao mundo.
Mas, quando foi que aconteceu o Pentecostes em nossa vida?
Nossa Paróquia?
Nossa Diocese?

Podemos ter toda a organização, mas ainda está com portas fechadas, não por parte de Deus, mas por nossa parte.
São Paulo VI , diz que Pentecostes é perene, então, meus irmãos e minhas irmãs, minha Paróquia, é hoje que devemos falar em outras línguas, conforme o Espírito nos inspira, não tenha medo deste vendaval que quer encher tua casa da presença do Espírito, porque só através deste vendaval, através de RUAH que se tem transformação de vida, não existe vida transformada sem o RUAH de Deus, sem O Pneuma (Sopro/Espírito), sem Dínamos, sem Espírito Santo.
Tudo na Igreja só ocorre com o Espírito Santo, sem Ele não há ação divina, só ação humana, por isso que a Igreja como divina nunca erra e a igreja humana sempre poderá errar.

Hoje o Espírito Santo quer nos encher D’ele e nos dá uma nova linguagem, a linguagem do dom de línguas, mas também a linguagem do perdão, solidariedade, de se colocar diante daqueles que precisam de socorro, de amor; pesamos o dom de línguas, não tenhamos medo de deixar o Espírito Santo orar em nós, com seus gemidos inefáveis, que a gente não entende, mas sim o próprio Deus se faz entender, o outro dom de línguas que muitas vezes não precisam ser pronunciadas e sim vivenciadas. Em nossa Paróquia, também há muitos povos, isto é, pessoas que necessitam de ouvir em sua linguagem o falar de Deus.

Neste lugar onde ocorreu Pentecostes chamamos de Cenáculo, o mesmo lugar da ceia do Senhor, lava pés, novo mandamento e o derramamento do Espírito. Este lugar resume que quem está na ceia do Senhor fica cheio de Espírito Santo para amar de novo jeito, para lavar os pés de quem se aproxima.
Este é um lugar mariano, também porquê Maria estava e permaneceu no Cenáculo.
Onde Maria está , seu marido também está, não tenhamos medo de convidar Maria para entrar no nosso cenáculo, para assim ficarmos cheio do Espírito Santo.

Por fim, hoje se realiza na tua vida a profecia, por isso, eu como teu Pároco e Pastor, pelo dom recebido da Igreja, em nome de Jesus Cristo , lhe concedo o dom do Espírito Santo. Amém