Paróquia São José Operário

Diocese
Menu
Paróquia São José Operário
Paróquia São José Operário
A voz do Pároco › 28/02/2021

Transfigurar a Vida

Neste Segundo Domingo da quaresma encontramos Jesus que leva Pedro, Tiago e João à uma alta montanha, nesta ocorre uma manifestação gloriosa demonstrando quem é Jesus! Manifestação esta que chamamos de transfiguração, que serviu para preparar os discípulos para a hora da desfiguração do Calvário. Temos que nos dispor com os olhos de fé para vê-lo tanto no desfigurado ou transfigurado.
Os evangelhos não falam o nome da montanha, uma antiga tradição diz que é o monte Tabor. Pedro, Tiago e João são os prediletos de Jesus destinados à ser a coluna da Igreja, particularmente firmes, igualmente, testemunhas do que ocorreu na casa de Jairo e estes também foram testemunhas mesmo dormindo, da agonia de Jesus no Horto.

Por que que Jesus os escolheu para este momento?
Porque Jesus sabia que sua paixão e morte lhes iria provocar um violento choque ao vê-lo desfigurado, por isso, antecipa para eles aquilo quê ele será depois da Cruz: Glorioso. Nesta montanha também ocorre a aparição de dois personagens bíblicos: Moises e Elias.
Moises significa a lei; Elias representando os profetas, ambos olhando para Cristo, ou seja, toda a Lei e os Profetas se convergem a Jesus de Nazaré, todo o antigo testamento é direcionado para Jesus, Ele é o centro de toda a escritura, este olhar religioso, inclusive no olhar geral da história antes de Cristo e depois de Cristo.
Durante esta manifestação se ouve a voz do Pai dizendo ‘’Este é meu filho amado, escutei o que ele diz”. Toda a Sagrada escritura, toda a vida dos profetas e toda a vida dos apóstolos é um convite a escutarmos a voz de Jesus, quem escuta a Jesus escuta o próprio Pai, e quem o escuta muda de vida. A quaresma nos convida a mudar de vida, é o tempo de subir na montanha para também fazer a experiência da transfiguração, deste modo também teremos o momento de desfiguração e para encontramos a transfiguração é necessário ouvir o que Jesus quer falar para encontramos como Filho de Deus.
Depois da experiência, ao descer da montanha eles recebem uma proibição de falar o que eles experenciaram e experimentaram na montanha até o dia que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos, isto é, aquilo que ocorreu na montanha é a antecipação do que iria acontecer após a paixão e morte do Senhor. Estas três testemunhas experenciaram e experimentaram antes daquela quinta-domingo. Podemos nos perguntar o que o Evangelho deste Domingo pode ajudar a vivenciar melhor a fé.
Sugiro três pontos: primeiro subir mais vezes a montanha para orar, e deixar ser transformado pela oração, como aconteceu com Jesus, toda sua vida foi transfigurada inclusive sua roupa, quem reza se transfigura. Segundo ponto: a desfiguração em algum momento da nossa vida vai chegar em função de nossas escolhas, pecados, contudo, não podemos ficar preso a este fato. Precisamos sempre lembrar que somos como imagem e semelhança de Deus, o homem não foi feito para ser desfigurado. Se hoje existe alguma transfiguração na nossa vida subimos a montanha, pois, Jesus é especialista em pegar o desfigurado e torná-lo transfigurado, isto é, tornar cada vez mais imagem e semelhança da Trindade. Terceiro ponto: durante esta semana virá alguns momentos para escutar mais a voz do Filho Amado. Esta voz podemos escutá-la através da Sagrada Escritura, de Sacramentos neste tempo Quaresmal o Sacramento da Confissão e a Eucaristia; escutá-lo no clamo dos necessitados, em qualquer situação que se encontram e como Papa Francisco nos lembra na “Laudato si’ que é o cuidado da Casa Comum, ou seja, ouvir a voz do cosmo que muitas vezes sofre e é desfigurado por causa do nome do progresso, capitalismo e descuido. Por fim, não tenhamos medo de fazer a experiência e experimentar a transfiguração, que possamos transfigurar todos que se aproximam de nós, tornando tudo em céu.

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.

Horário de Missas

Comunidade Sede


Quartas - 19h
Sextas - 19h30
Domingos - 08h e 19h

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Paróquia faz parceria com Rede Evangelizar e recebe doação de cestas básicas

Nossas Comunidades