A voz do Pároco › 07/03/2021

Cuidar do Templo

Chegamos no Terceiro Domingo da Quaresma. Neste domingo a liturgia nos traz o evangelho de João 3,13-25. Texto este que fala sobre o agir de Jesus no templo de Jerusalém, agir este antes da Páscoa.
Que agir é este? É o agir da purificação do Templo, ou podemos dizer, a purificação do lugar da aliança, como nos lembra a primeira leitura de hoje Êxodo 20,1-17, onde nos fala que não podemos ter dois deuses, somente o Deus Único e Verdadeiro que nos libertou do Egito. Ao purificar o Templo de Jerusalém Jesus quer nos mostrar que a religião está centrada em se religar a Deus, caso contrário, ela perde sua definição e sua finalidade porque religião significa ligar a Deus.
Ao purificar o Templo de Jerusalém Jesus também fala sobre seu corpo, que, em três dias depois da sua morte ressuscitará, isto é, o templo de pedra passará e permanecerá o verdadeiro Templo que é o corpo de Cristo , quem estiver no neste templo também ressuscitará, mas para a ressuscitação acontecer também, nós temos que nos purificar, assumí-lo como nosso Único Senhor e Salvador.

O que podemos tirar deste texto para nossa vida, são três lições:
a primeira purificar nosso Templo, nossa Vida, nos questionar sobre o Templo da minha Vida, do meu Corpo o que não é de Deus, aquilo que não é de D’ele não quero para mim e para o próximo.
Peçamos que Jesus expulse do nosso Templo Vivo tudo aquilo que mancha a nossa Vida. Precisamos também expulsar do nosso Templo tudo aquilo que mácula a vida Humana: as violências, os feminicídios, drogas, a corrupção em qualquer nível e principalmente neste tempo de pandemia precisamos pedir a Cristo Jesus que expulse tudo e todos que não estão a trabalho de salvar vidas, que não tem nenhum sentimento que aqueles que nestes quase 365 dias perderam seus entes queridos, estas atitudes mancham o templo de Deus, o descuido pela vida; me lembrei do templo de Jerusalém onde existiam os vendedores e cambistas, as pessoas que faziam negócios em nome de Deus, pessoas que não cuidavam da vida só preocupava com o
Lucro.
Ainda hoje encontramos em alguns templos que no nome do capitalismo, economia, ideologia , são capazes de trocar aquilo que é mais sagrado, que é a dignidade humana por algumas moedas de prata.
Segunda lição : é voltar na finalidade do templo, lugar sagrado, lugar de encontro de Deus com homem e do homem com Deus. Depois da purificação o Templo se torna novamente sagrado, isto é, lugar de Deus para Deus, a Vida Humana é o lugar de Deus para Deus, toda a Vida é Sagrada!
Como dói nos nossos corações nos dias de hoje ouvir que em muitos lugares tem que escolher quem vive ou não, diante da pandemia, se nós tivéssemos o olhar de Deus, se tivéssemos tornado nossa vida mais sagrada, respeitaríamos o lugar sagrado que é a vida do ser humano. Aqui encontramos dois sentidos, o lugar de oração e a vida que é sagrada, uma não exclui a outra, ambas se completam.
Temos que criar lugares de oração para tornar a vida mais sagrada, nesta semana no seu ambiente de trabalho ou casa, crie seu momento de oração para que ali você e os outros se torne mais sagrados.

Terceira lição: é o cuidado com o Templo, não mais o Templo de Pedra, mas o Templo do nosso corpo, que é a vida humana, cósmica. Não significa que não precisamos cuidar do Templo de “pedra”.
Uma vez ouvi dizer que o templo pedra é reflexo do templo vivo daquele lugar, se o templo pedra esta descuidado é porque o templo Vida não está cuidado e protegido. O nosso corpo é morada de Deus, por isso temos que cuidar dele, temos que cuidar de cada templo que se aproxima do nosso templo.

Como estou cuidado do meu templo? Como estou cuidando dos templos que se aproxima de mim?

Ou somos sarcásticos diante dos “templos” que pedem socorro para serem cuidados,nesse tempo de pandemia?

Será que esta pandemia não está neste nível porque não estamos purificando, santificado os templo, que são cada brasileiro?

Até quando Brasil , iremos ver Templos morrendo ou se apagando diante desta pandemia?!
Cuidemos do nosso templo , templo este que é o nosso próprio corpo, aonde Deus habita!

Quando assumi a Paroquia São José Operário, lembro de minhas palavras na primeira missa: ” Não quero um cofre cheio de dinheiro, mas sim uma Igreja cheia de Vida.”

O que adianta ter uma Igreja cheia de dinheiro e vazia de pessoas?
Prefiro uma igreja cheia de pessoas do que ter um templo de pedra fria e sem Vida.
Por fim, este terceiro domingo nos convida então , a purificar nossa vida, criar momentos sagrados de oração tanto na comunidade, em nossas casas, em
Nossas família e cuidar do templo que é a Vida de cada um nós e de cada próximo que se aproxima, porque um dia este mesmo templo, ressuscitará… Assim é a nossa fé que professamos: “…Creio na ressureição da carne, Templo Vivo”. Amém.