Paróquia São José Operário

Diocese
Menu
Paróquia São José Operário
Paróquia São José Operário
A voz do Pároco › 14/02/2021

Sair da exclusão

O evangelho do domingo passado terminou dizendo que Jesus Cristo convidou os discípulos para pregar, curar e libertar em outros lugares e regiões, neste caminhar chegamos ao sexto domingo do tempo comum, a onde nos fala do encontro do leproso com Jesus e o encontro de Jesus com o leproso. Neste evangelho encontram quatro momento: a súplica, a resposta, a obrigação e a consequência deste encontro.

Marcos narra que na caminhada o leproso se aproximou de Jesus e disse: “Se queres, tens o poder de me curar.” Este homem,   quebrou  os limites do isolamento social, porque a lei diz que , quem era leproso não poderia se aproximasse  dos puros, por lei este  deveria ser apedrejado, por não ter respeitado seus limites , que era fora e sem se aproximar de quem não tinha doença, e deveria sair gritando: “ impuro, impuro.” ,  como agora no nosso tempo, que vivemos o isolamento  e isolamos quem tem o Covid  19, conforme a lei para o momento que vivemos.

O homem ao quebrar a regra, ele faz uma súplica, pedindo a  Aquele que tem o poder de tudo para curar, este homem poderia ter a lepra corpórea, a lepra do pecado, mas possuía a fé, muitas vezes, a pior lepra , não é a corpórea, a psíquica, mas sim a lepra espiritual , a da falta de fé, que neutraliza o poder curador e salvífico de Jesus. A súplica deste homem é simples, primeiro ele reconhece o Senhoril de Jesus, ao ajoelhar-se diante Dele; a segunda , é crer  que  Este tem o poder de curar. A súplica foi tão sincera que tocou o coração de Jesus.

O coração de Jesus ao ser tocado pela súplica do leproso responde imediatamente ao pedido com três atitudes: estendeu a mão, tocou nele e falou.

O fato de Jesus estender a mão é mostrar que Deus está sempre disposto a estender a mão  e a acolher a súplica  de todos ,  de qualquer época e de qualquer tipo de lepra. Deus não quer somente estender a mão, Ele também quer  tocar, para o olhar humano e judaico,  tocar um impuro é se tornar igual , é se tornar leproso, mas Jesus nos mostra que há uma grande diferença, no toque: o tocar pelo tocar, nos coloca em risco, em perigo, isto é, podemos de fato nos tornar impuros ou leprosos, porque, foi um toque meramente sem intenção; já o tocar com amor, com compaixão, não deixa ninguém impuro e leproso, é  o fato do evangelho de hoje, Jesus o toca, mas não se contamina, toda atitude  de amor neutraliza qualquer contágio, porque o amor é o remédio para qualquer doença, de qualquer época, de qualquer espécie, de qualquer  tipo, lembremos, o amor é mais forte que a própria morte.

Por fim, chegamos a terceira atitude de Nosso Senhor, de falar com este leproso, ele não só o toca, mas Ele dialoga com aquele que não podia falar com ninguém que não fosse da sua condição.

A fala é esta, “Eu quero, fica curado!”.  Este, “Eu quero”, é um consolo para todos nós, que temos qualquer tipo de doença física, psíquica, espiritual, social, Deus sempre quer nos tirar do isolamento, da exclusão,  Ele mesmo diz em Gênesis, 2, 18: “Não é bom que o homem esteja só.” , por isso este “quero” de Jesus é dizer para este homem e para nós , volta à estar no nosso meio, saíamos dos nosso isolamentos, para circular livremente, como autênticos filhos de Deus.

Depois que este homem recebeu a palavra da cura, Jesus  disse lhe,  que ele fosse fazer a  obrigação , de cumprir,  o que a lei de Moisés prescrevia a respeito daqueles que eram curados, da doença que este possuía:  deveria se apresentar aos sacerdotes , para que estes os examinassem e testemunhassem que os mesmos  haviam sido curados. Só  assim, poderia voltar ao convívio social, por quê que Jesus faz isso, Ele é o próprio Deus, Ele não precisa que alguém aprove ou desaprove suas próprias ações, aqui temos  dois motivos: o primeiro, Ele não pode ir contra o aquilo que Ele já pronunciou. Conforme a   leitura de Levítico,13, 1-57, que orientava que quem fosse curado , tinha que receber o reconhecimento dos sacerdotes,  uma Lei que o próprio Deus constituiu; o segundo sentido, era para mostrar os sacerdotes, que ainda no seu tempo, no nosso tempo, o que é impossível aos nossos olhos, é possível para Deus, quando alguém O súplica sinceramente com o coração, por si ou por outrem.

Depois desta narração, Marcos nos diz:  o homem leproso pode entrar na cidade, e aquele que o curou não pode entrar na cidade. Ele fica fora em lugares desertos, por qual motivo?

Por dois motivos: o primeiro, é o motivo do homem ter espalhado a notícia pela cidade, e  o segundo motivo, Ele fica fora porque Ele é a porta da cidade, para todos aqueles que ainda estão excluídos, para aqueles que ainda estão no isolamento, afastados, que não tem vez e nem voz.

Não importa a onde você esteja, o importante é que você vá até Jesus, porque Ele tem o poder de curar e de nos introduzir novamente na Cidade Celeste. Ele mesmo disse, João, 10, 9: “Eu sou a porta, qualquer pessoa que entrar por mim, será salva.” Pode ser que a cidade dos homens, tenham nos excluído, ou nós mesmos, mas Deus sempre está pronto, a estender sua mão, a nos tocar, a nos curar, a nos ensinar nossas obrigações, e nos introduzir a Cidade Celeste.

Queridos irmãos, não importa a situação social que nos encontramos, possamos ir ao encontro Daquele  que é único , que  tem todo o poder de nos curar, o poder de  quebrar estes limites e nos   salvará, paremos de colocar limites para Deus agir na sua vida, Ele deseja, que  você e eu , voltemos para o convívio Celeste, por isso, juntos possamos dizer : “Senhor, se queres, tens o poder de me curar.”

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.

Horário de Missas

Comunidade Sede


Quartas - 19h
Sextas - 19h30
Domingos - 08h e 19h

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Paróquia faz parceria com Rede Evangelizar e recebe doação de cestas básicas

Nossas Comunidades