A voz do Pároco › 07/02/2021

Levar o outro a Jesus

Chegamos no quinto Domingo do Tempo Comum. Onde Marcos narra a saída de Jesus da Sinagoga de Cafarnaum para casa de Simão e André.
No Evangelho deste domingo temos alguns momentos importantes , na casa de Simão, depois do pôr sol e também a ida à outro lugar.
Na casa de Simão contaram para Jesus que a sogra de Pedro estava com febre, Jesus vai até a senhora, segura sua mão e a levanta. Imediatamente a febre da mulher passa e a mesma começa a serví-lo. Fato interessante é que falaram para Jesus desta senhora, isto é intercessão. Intercessão é rezar pelo outro e querer vê-lo abençoado.
Quando encontramos Jesus nas nossas casas, falamos somente de nós ou também daqueles que precisam da benção Dele?

A Intercessão pelo outro transmite benção e cura para si próprio, porque quando um sofre em casa, toda a casa sofre. Jesus estende a mão a esta senhora e a cura.
Aí está a missão da cura, nenhuma cura é para si e sim para servir, esta senhora que foi curada e está servindo a comunidade.
Se estamos procurando a cura para si não seremos curados, mas se é para servir , assim encontraremos a verdadeira cura.
Marcos nos fala que na tarde daquele mesmo dia trouxeram outros doentes e possuídos pelo demônio e foram colocados na frente da casa de Pedro e Jesus os cura e os liberta.
Novamente volta o tema da intercessão: carregar o outro ao encontro de Jesus.
A vida cristã tem a sua raiz em levar as pessoas à Cristo este é nosso dever, levar as pessoas a Cristo.
É Ele quem cura, se não levarmos as pessoas a Cristo estas nunca serão curadas e libertadas, mas, todos que são levadas a Jesus são curadas e libertas.
Após um dia cheio de pregação, cura e libertação Jesus se retira para rezar, isto é, ele nos ensina que nenhuma pregação, cura ou libertação dará fruto se não ter oração antes ou depois, tudo aquilo que não tem oração é meramente humano e pode até trazer alegria passageira, porém, não muda o Homem e seu coração.
Nos cuidemos , e ao iniciar e terminar algo com oração para reconhecer que tudo foi feito pela mão de Deus através de nós.
Último ponto: ao ir para outras cidades Jesus nos mostra que a oração, cura e libertação não se limita para Cafarnaum, mas se estende para Vila São João, Torres e todo o mundo.
Por que esta é a missão de pregar, curar e expulsar os demônios de todos os lugares.

Possamos nós também ir a outros lugares levar Vida para os que mais precisam.
Hoje tem muita gente precisando da Vida: mães que sofrem com seus filhos, pais por falta desemprego, filhos que sofrem com pais separados, descaso na saúde, o descuido com os mais necessitados… Estes também precisam ouvir a pregação, serem curados e libertos de toda força opressora que Marcos chama de Demônio, mas estas forças opressoras no nosso tempo podem ter outros nomes que precisamos identificá-los, mas, para identificar temos que pedir na intimidade com Jesus por meio da oração.