A voz do Pároco › 08/06/2019

Eles ficaram cheios do Espírito Santo >> A voz do Pároco (07/06/2019)

Neste domingo chegamos a 50 dias depois da Páscoa, isto é chegamos no dia de Pentecostes.

Pentecostes é o mais famoso relato sobre a vinda do Espírito Santo (Atos 2).

No antigo testamento, é uma festa dos Judeus, em memória do dia que Moisés recebeu as tábuas da lei dos 10 mandamentos. A festa de Pentecostes também é conhecida, como festa da colheita (Êxodo 23,16), Festa  das Semanas (Êxodo 34, 22), Dia das Premissas dos frutos (Êxodo 28, 26). A festa da colheita tratasse da colheita de grãos, festa das semanas que é a festa comemorando as 7 semanas após a páscoa. Dia das Premissas nós devolvemos a Deus os primeiros frutos da Terra. É nesse contexto de festa, que é realizada a promessa do Pai, que promessa é esta?

Promessa do Profeta Joel ( Joel 3, 1-5) onde Deus promete derramar o seu Espírito sobre todo ser vivo. Neste dia de Pentecostes, conforme (Atos 2) os Apóstolos estão reunidos no cenáculo, lugar este onde Jesus celebrou sua última ceia. No antigo testamento é ação do homem para Deus, aqui parece o contrário, é a ação de Deus com o Homem. O mandamento não é mais escrito em pedras, mas no coração de cada discípulo de Jesus Cristo, não é mais apresentação do grão de trigo, mas sim é o próprio Deus que oferta o seu único Dom, o Seu Espírito. Não é mais encerramento da festa das colheitas mas sim início da grande semeadura da Palavra de Deus em várias línguas ali representadas (Êxodo 2, 1-5). Nesse domingo todos nós somos convidados a entrar novamente no cenáculo para fazermos a experiência de Pentecostes, já o fizemos, já o recebemos no dia do nosso Batismo e no dia da nossa Crisma, isto é, o recebemos sacramentalmente. Mas também podemos recebê-lo todos os dias pedindo: Pai, em nome de Jesus manda teu Espírito Santo sobre Nós ou Vem Espírito Santo, e renovai a face da terra. Querido irmão e irmã não há evangelização sem o Espírito Santo, se a Igreja chegou até aqui é por causa do Espírito Santo. Somos chamados a viver no Espírito Santo, somos chamados a deixar os dons do Espírito Santo se manifestar em nossa vida e sermos movidos pelo Espírito.

Por fim este dia de Pentecostes é o dia que a Igreja nasceu do lado aberto de Cristo na cruz se manifesta ao mundo; Possamos nós manifestar no nosso tempo a ação do Espírito Santo aonde chegarmos porque a promessa é para nós, para nosso filhos e para toda a humanidade (Atos 2, 39). Vem Espírito Santo sobre todos nós!

Pe. Ozéias Vieira dos Santos
Pároco da Paróquia São José Operário – Vila São João Torres R/S