A voz do Pároco › 03/10/2020

A vinha do Senhor, nossa missão >> A voz do Pároco (04/10/2020)

Estamos iniciando o mês missionário onde somos convidados junto com a igreja animar, incentivar, orar e sustentar as Santas Missões. As Santas Missões partindo do texto bíblico deste domingo é a vinha do Senhor, muitas vezes achamos que a missão é nossa, mas, não a missão é do Senhor é dele. Ele só confiou a nós para cuidar até quando ele voltar. Mas, infelizmente alguns querem usurpar a vinha para si. Somos meros administradores que precisamos produzir frutos até a sua segunda volta.

Neste mês missionário, temos que assumir nossa missão de batizado, sendo missionário na terra onde Deus nos colocou e também, o primeiro modo para sermos missionários é saímos de nós mesmos, da nossa cultura, da nossa terra para ir além. Ainda tem povos que tem que descobrir que são vinhas do Senhor.

Se nós não podemos sair,  temos um segundo modo de viver a missão que é sustentar com a nossa oração os missionários, que deixaram tudo para cuidar da vinha do Senhor; um belo exemplo, é Santa Terezinha do Meninos Jesus que é padroeira das missões, ela nunca saiu do convento, mas, tornou missionaria por causa da oração. Nós também podemos ser missionários a partir da nossa oração pessoal-comunitária, mesmo neste período de pandemia.

O terceiro jeito de ser missionário é incentivando com a nossa junta material, isto é, os que estão nessas vinhas espalhadas pelo mundo a fora, tem suas necessidades financeiras. No terceiro domingo deste mês de outubro, é realizada uma coleta missionaria, para manter financeiramente os missionários e os projetos missionários da Igreja pelo mundo a fora.

Por fim, cuidemos da vinha do Senhor porque Ele irá nos pedir conta e também irá querer ver os frutos produzidos pela nossa missionariedade. Ser missionário é sair pelas ruas pregando, mas tem vez que não conseguimos. Então, com o nosso sorriso, com a nossa gentileza, com nosso olhar de esperança, com a nossa escuta, com estas pequenas atitudes estamos cuidando, protegendo da vinha do Senhor que é a casa de Israel e fazendo a missão acontecer aonde estamos.

Pe. Ozeias Vieira

Pároco da Paróquia São José Operário